sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

INFORME - DAH FAPA - FEMEH/SUL

FEDERAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE HISTÓRIA - FEMEH/SUL

DIRETÓRIO ACADÊMICO DE HISTÓRIA – DAH/FAPA


Relatório do Conselho Estadual de Entidades de História - COEEHI

O Conselho estadual ocorreu no dia 01/12, (sábado), na casa de estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciou às 11h e estendeu-se até às 16h. Contou com a participação dos representantes do diretório acadêmico da UFSM, UCS (Universidade de Caxias do Sul), UNISINOS e FAPA. Os objetivos do conselho foram estarmos organizando o movimento estudantil do estado do Rio Grande do Sul através de um contato maior entre as escolas. E trazer as escolas que estão afastadas do ME, como as do interior, em tornos das atividades da FEMEH como os calendarios de lutas com os movimentos populares, encontros estaduais, reginais e nacionais. Sendo assim, foram discutidas as segintes pautas: informes, COREEHI, EGEH e FEMEH-SUL (cominicação e atividade da femeh/sul que articule o ME da região).
Segue abaixo as pautas com suas deliberações.
Informes
· O camarada do CA/UFSM informou sobre um interdito baixado pela direção da universidade sobre os estudantes onde os mesmos estão proibidos de qualquer manifestação na universidade, podendo os mesmos serem expulsos da universidade.
· Os camaradas da UNISINOS propuseram pautas de lutas do ME que construisse uma unificação do movemento. E ressaltou a necessidade do ME também se voltar em torno de atividades que discutam a regulamentação do ensino privado.
· O DA/FAPA informou a situação do ME da faculdade onde os D’AS e o DCE estarem proibidos de passarem em sala de aula. E o plebicito a ser realizado na instituição para os estudantes decidirem sobre a passgem em sala de aul; contruibução para o ME no DOC; diminiução dos dias da semana acadêmica dos cursos, atualmente são 5 dias e a direção quer restringir a 3 dias. Medidas estas propotas pela direção, o que joga o corpo discente contra os D’As e o DCE.
COREHI.
· Tiramos uma proposta de data para o conselho regional no Paraná para o dia 15/12. Os represntantes presentes no conselho confirmaram desde já a participação no conselho de representantes dos respectivos D’As/C’As.
· A FEME/SUL fica por conseguir com a escola sede do enconcontro regional 2008/UFPR se existe um projeto do encontro para que possamo discutir estadulamente propostas para a construção do encontro.
· Houve uma proposta do compa do D’A da UFSM em relação ao regional que se formasse grupos de trabalho no encontro. Para que desta forma a organização não se sobrecarregue das atividades e também possam participar do encontro. Grupos que pudessem contruibuir na organizaçõ estrutural do encontro.
EGEH.
· A escola sede do encontro, D’A/UNISINOS, estva com dificuldade de iniciar a organização do encontro devido aos problemas de data., já que em 2008 serão raros o feriados. Em nossas discuções tirmos a data do encontro para os dias 30,31 de maio e 1º de junho ( sexta, sábado e domingo). Não tiramos datas anterior e nem posterior porque temos o regional no Parná e o encontro nacional em Minas Gerais para nos organizarmos.
· A escola sede esta se propondo construir o encontro juntamente com as demais escolas. No sentido de que todos possam construir as mesas e pautas do encontro enviando nomes de professores e mesas a serem discutidas. Para isto a escoal fica disposta receber sugestões até o final de abril de 2008.
· O DA fica de envia até o mês de dezembor um proposta de grade de atividades, que não será fechada, para que as escolas interessadas possam acresentar ou discutir pautas construindo assim coletivamento o encontro.
· O tema do encontro será “ Os 40 anos do maio do Maio de 68”. O econtro acontecerá na escola pública Pedrinho, centro de São Leopoldo.
· O valor da inscrição ficou em R$ 20,00 reais ( com certificado, alimentação e estadia). O certificado será entregue no final do encontro.
· Tiramos que as comunicações a serem apresentadas sejam voltadas ao tema do encontro. Mas isto não signica que outros trabalhos não possam ser apresentados.
FEMEH-SUL
· Em relação a FEMEH centramos o debate em torno da necessidade de fortalecer a comunição entre as univesidades da região uma vez que existem muitas escolas que desconhecem o moviemento estudantil da História e muitas outras estão afastadas por falta de comunicação.
· Tiramos um contato maior com comunidades acadêmicas que estão no orcut, e a construçãodo orcut da FEMEH-SUL.
· Construção de um periódico mensal com os informes sobre as escolas e as lutas que estiverem acontecendo na região. Para que possamos imprimir e distribuir nas universidades divulgando as lutas do movimento estudantil. O DA de Santa Maria se propos a fazer o primeiro exemplar do pereiódico.
· Construção de um blog da femeh-sul, o camarada do DA/UNISINOS se propos a construir o blog com a Debora do DA/ FAPA.
· Construção de pautas regionais que unifiquem o ME como a educação pública e popular, abertura dos arquivos e a regulamentação do ensino privado.
· Por último tiramos uma atividade cultural em março da femeh que possa trazer as universidades da região sul. A proposta é que seja um festival de bandas com carter político informativo e construtivo do movimento estudantil da história da região sul. Estão abertas propostas para esta atividade e é de estrema importância que outras escolas se envolvam além da FEMEH/SUL.



DIRETÓRIO ACADÊMICO DE HISTÓRIA RE-ATIVO - DAH/FAPA

“NÃO VIEMOS ATÉ AQUI PARA DESISTIR AGORA”

Endereço eletrônico: dahmafalda@gmail. com|


Nenhum comentário: